Um Guia Para Iniciantes Em Magia com Ervas
![](https://jardimdelilith.com.br/wp-content/uploads/2019/12/001.jpg)
Dado que o reino vegetal se desenvolveu na Terra muitos milhões de anos antes da evolução dos seres humanos, é justo dizer que as ervas são as mais antigas ferramentas mágicas que existem. Conhecidas há milênios por terem propriedades benéficas para o bem-estar físico e espiritual, muitas espécies diferentes de plantas foram incorporadas às práticas de curandeiros, xamãs e outros curandeiros dos “velhos tempos” – essa era a origem das ervas. Magia.
Antes do remédio ser separado da magia, a cura física era frequentemente acompanhada de ritual e oração, para que um paciente pudesse ser tratado com uma decocção de ervas (ou chá), além de um ritual e um encantamento dos espíritos para uma rápida recuperação. Hoje, o simples ritual de tomar uma xícara de chá de ervas pode ter efeitos emocionais e espirituais, além de benefícios nutricionais. Esta combinação de propriedades curativas e mágicas torna as ervas componentes incrivelmente poderosas na magia moderna. De fato, o estudo e a prática paciente da Magia Herbal pode provar ser a forma mais gratificante da Arte que uma Bruxa pode descobrir.
OS PODERES ELEMENTARES DAS PLANTAS
Em termos de simbolismo mágico, as plantas incorporam o poder dos quatro elementos, trabalhando juntos para criar e sustentar a vida. Eles começam como sementes no solo da Terra, onde são encontrados os minerais necessários para sustentar sua vida. Elas interagem com o “fogo” da luz solar, o que torna possível o processo de conversão de dióxido de carbono em oxigênio – um processo que afeta diretamente a qualidade do ar.
O ar, por sua vez, promove mais vida vegetal na forma de vento, o que estimula o crescimento de caules e folhas e espalha sementes para continuar o ciclo. E, é claro, todas as plantas precisam de uma certa quantidade de água para viver – até o cacto resistente. Mas eles também desempenham um papel crucial na regulação dos ciclos da água na Terra, purificando a água e ajudando a movê-la do solo para a atmosfera. De fato, talvez não haja ilustração melhor de como os elementos da Terra, do Ar, da Água e do Fogo se reúnem do que na existência mágica das plantas.
INTELIGÊNCIA DA PLANTA
Aristóteles, o famoso filósofo grego dos tempos antigos, acreditava que as plantas têm “psiques”, uma palavra normalmente usada para descrever a qualidade humana da alma ou espírito. De fato, até os cientistas estão começando a perceber que as plantas realmente têm o que poderíamos definir como consciência .
Elas se comunicam e cooperam entre si na natureza, mesmo entre espécies diferentes. Em um cenário na floresta, árvores, arbustos e outras plantas trocarão informações entre si por meio de uma rede subterrânea de raízes e fungos. Essa “internet” natural permite que as plantas troquem nutrientes entre si, ajudando-se a compensar a escassez em vários pontos da estação de crescimento – assim como você pode pedir emprestado alguns ovos de um vizinho e retribuir o favor mais tarde com um pouco de manteiga! As plantas também são capazes de avisar umas às outras sobre predadores próximos. Por exemplo, se uma folha é mordida por um inseto, uma planta libera substâncias químicas que repelem o inseto e leva seus vizinhos a liberar seus próprios produtos químicos para fazer o mesmo.
Essas descobertas servem como ilustrações maravilhosas da inteligência inerente à Mãe Terra. Seja trabalhando com as raízes, sementes, caules, folhas, flores ou frutos de uma planta – ou mesmo a casca de uma árvore – as bruxas exploram essa energia mágica ao incorporar ervas em sua prática.
MAGIA PRÁTICA E VERSÁTIL
Para se conectar com as energias da Terra, nada supera trabalhar com seu próprio jardim mágico. Cultivar e colher suas próprias ervas mantém você literalmente em contato com os poderes da Terra – para não mencionar o Sol, a chuva e o vento, bem como o papel desempenhado por insetos e outras formas de vida animal na manutenção do ciclo da vida e da morte em todas as suas formas. Além disso, a jardinagem permite que você carregue essas ferramentas com sua própria energia desde o início!
As ervas também são provavelmente as mais versáteis quando se trata de mágia prática. Você pode usá-las para criar seus próprios feitiços, travesseiros de sonhos, bonecos, saquetas e outros encantos. Algumas pessoas gostam de criar seu próprio incenso e óleo com ervas, o que acrescenta ainda mais poder mágico ao seu trabalho. As ervas também são usadas em todos os tipos de “artes na cozinha”, quer falemos de chás mágicos, tinturas, poções, assados ou em outros alimentos.
![](https://jardimdelilith.com.br/wp-content/uploads/2019/12/tumblr_p33khjrUlG1qhhheso1_500.jpg)
As ervas são usadas em muitas formas de feitiços, é claro, desde a magia dos cristais e velas até os feitiços de banho. A queima de ervas secas para purificar ou abençoar um espaço é uma prática quase universal encontrada em muitas tradições antigas, e também chegou à bruxaria contemporânea.
Na verdade, a magia herbal é incrivelmente prática – na verdade, muito disso pode ser feito com ingredientes que você provavelmente já possui em sua cozinha!
O QUE EXATAMENTE É UMA ERVA?
Os botânicos usam um conjunto bastante específico de características para distinguir ervas de outros tipos de plantas. Para os curandeiros, cozinheiros e bruxas, no entanto, a definição de “erva” pode incluir qualquer planta que seja útil para os seres humanos – isso significa cozinhar, remédios, fragrâncias, roupas e outros objetos funcionais, ou trabalho mágico e espiritual. Isso significa que árvores e arbustos estão incluídos, e até frutas e vegetais, assim como flores, gramíneas e muitas plantas consideradas pela cultura convencional como simples “ervas daninhas”.
![](https://jardimdelilith.com.br/wp-content/uploads/2019/12/poison.jpg)
É interessante notar que, tanto para bruxos quanto para herbalistas, a designação de “erva” se aplica tanto a plantas que trazem benefícios físicos para o corpo quanto àquelas que são conhecidas por serem tóxicas, até potencialmente mortais como beladonna e meimendro. Quem conhece as ervas entende que nenhuma planta é boa ou ruim cada uma simplesmente tem seus usos particulares em relação ao corpo humano. Se você está apenas começando com a magia das ervas, preste atenção a todos os avisos sobre ervas tóxicas, pois algumas tradições mais antigas usam algumas. E se preferir prevenir do que remediar, encontre substitutos não-tóxicos adequados para esses feitiços e receitas.
INTRODUÇÃO À MAGIA HERBAL
A quantidade de informações disponíveis sobre ervas mágicas pode ser esmagadora no começo. Mas você não precisa ser um jardineiro mestre ou um especialista em botânica para iniciar sua prática. Familiarizar-se com as propriedades mágicas de apenas uma ou duas ervas de cada vez é uma ótima maneira de construir seu relacionamento com as energias do mundo das plantas.
De fato, muitas ervas mágicas populares estão disponíveis na seção de especiarias do seu supermercado local! Se você está apenas começando, tente um feitiço simples com ervas e gradualmente construa seu conhecimento sobre a magia das ervas a partir daí.
Aproveite os seus primeiros passos nesta incrível jornada!
Lisa Chamberlain
![](https://jardimdelilith.com.br/wp-content/uploads/2019/10/wicca-pagan-witchcraft-supplies-spell-candles-white-magick-alchemy-75x75.jpg)
Ars Venefica
![](https://jardimdelilith.com.br/wp-content/uploads/2019/12/78776340_434218147530574_5507686264469454848_n-75x75.jpg)
O Jardim da Bruxa
Você pode gostar
![](https://jardimdelilith.com.br/wp-content/uploads/2021/08/Transfiguração-500x380.jpg)
Entre o Dormir e o Sonhar
10 de agosto de 2021![](https://jardimdelilith.com.br/wp-content/uploads/2019/12/78776340_434218147530574_5507686264469454848_n-500x380.jpg)
O Jardim da Bruxa
12 de dezembro de 2019![](https://jardimdelilith.com.br/wp-content/uploads/2019/10/wicca-pagan-witchcraft-supplies-spell-candles-white-magick-alchemy-500x380.jpg)