
O Jardim da Bruxa
Como Bruxas Verdes, em nossa magia frequentemente usamos totens, ancestrais e familiares e na maioria das vezes estamos cercadas por espíritos com a mesma vibração. As plantas não são exceção, pois é com o espírito da planta que a bruxa aprende a trabalhar em suas feitiçarias. Para nós peregrinos, a floresta é um grande jardim cheio de espíritos de todos os tipos. Espíritos esses no qual temos uma relação bem familiar.
As Bruxas aprendem a andar pelo Jardim dos Venenos durante a hora das bruxas que fica entre o crepúsculo e a Meia Noite para coletar a essência da Deusa das Trevas. Essa “ essência” são pequenos espíritos que são escolhidos por suas propriedades e correspondências, é claro, mas também por causa dos óleos que contêm em suas raízes, folhas, caules, flores e cascas. Essas criaturas venenosas são reunidas algumas vezes para amaldiçoar, amarrar, banir e proteger. Enquanto outras são reunidas como ervas medicinais ou também para criar o unguento da Bruxa. As Bruxas se conectam psiquicamente com os pequenos espíritos das plantas ao usá-las para a magia, muitas vezes são os instintos das bruxas que os levam a escolher um espírito específico da planta para trabalhar, é um vínculo que a bruxa sente profundamente em seu coração quando é chamada a trabalhar com um gênio específico.
Por outro lado, muitos de nós procuramos nas práticas antigas transmitidas através das gerações de pessoas do campo que frequentemente aprendiam a fazer remédios com essas ervas através de ensinamentos orais. Muitas pessoas deram as costas aos ensinamentos de seus antepassados, pensando nesses remédios populares e encantos mágicos como um absurdo supersticioso; ao fazê-lo, tornaram-se desconectados de sua linhagem e da própria terra.
Um grande problema relacionado à magia das ervas entre muitos dos neopagãos de hoje vem da maneira moderna de se desconectar do mundo natural. Muitos pagãos são ensinados a pensar nas ervas como um produto, em oposição aos espíritos vivos. É fácil se perder em uma fórmula quando se vê a magia com ervas dessa maneira, esquecendo que a planta é realmente um espírito, em oposição a algo que a bruxa deve adquirir para completar uma receita de incenso. Todo xamã iniciante pode dizer que a sálvia é usada para limpar um espaço ou que o tabaco é usado como oferenda aos antepassados, mas quantos desses praticantes realmente procuram na natureza encontrar esses espíritos das plantas para sua magia?
Ervas Singulares
Existem muitas receitas de ervas que podem ser usadas para criar pomadas voadoras, mas não discutiremos essas fórmulas neste post. No entanto, examinaremos algumas das ervas usadas para cruzar o outro lado, adivinhação, visão espiritual, trabalho ancestral e transe oracular. Houve muitas bruxas e não-bruxas que morreram por experimentar algumas dessas ervas. Antes de decidir mergulhar no jardim envenenado da bruxa, verifique se você sabe o que está fazendo! Comer ou beber essas ervas é perigoso, mesmo queimá-las em um disco de carvão pode ser perigoso para sua saúde, especialmente se não houver ventilação. Neste texto veremos alguns dos espíritos de plantas mais comuns e não venenosas que você pode usar com relativa segurança em suas viagens.
Recomendo fortemente que a bruxa reserve um pouco do seu tempo a conhecer essas plantas, aprendendo seus ciclos de crescimento e habitat. É recomendável que qualquer pessoa que deseje trabalhar com feitiçaria verde, tente ao menos cultivar, algumas das plantas que se seguem, pois, na minha opinião, essa é uma das melhores maneiras de se relacionar com um espírito da planta. Se isso não for possível, é indicado meditar com a planta antes de usá-la. O objetivo dessa meditação deve ser permitir que seu espírito toque o espírito da planta, criando assim um vínculo com a erva.
A seguir deixo uma lista de plantas não-venenosas que podem ser usadas sozinhas ou misturadas com outra erva para viagem astral, adivinhação ou transe. Eu tenho usado com sucesso todas essas ervas em minhas práticas pessoais e descobri que elas me ajudaram na transição de um reino para outro. Essas ervas podem ser usadas de várias maneiras, por isso tentei informar você da melhor maneira possível, recontando algumas das maneiras pelas quais usei essas ervas ao longo dos anos.

Anis Estrelado (Pimpinella Anisum)
O anis é uma planta anual com caules redondos e pequenas flores em forma de estrela, geralmente brancas. As folhas de anis são largas e de forma redonda. O anis é nativo da Turquia e da Espanha, tem uma longa história na culinária, medicina e magia. É usado para dar sabor a licores e bolos, além de outras sobremesas. Pendure anis fresco acima da cabeceira da cama ou coloque um pouco dentro da fronha para afastar os pesadelos e ajudá-lo na jornada astral. Adicione sementes de anis fresco a uma tigela de água morna e unja-se com ela antes de iniciar qualquer aventura astral ou trabalho psíquico. O anis é frequentemente usado para adivinhação. A queima de sementes de anis em um carvão ajudará a bruxa a ter visões. Um simples chá de anis pode ser bebido para ajudar na visão psíquica ou para relaxar o espírito. O anis é uma erva do ar, relacionada a Mercúrio, que viaja com os ventos e pode ser usada para abrir os caminhos psíquicos da mente.

Artemísia (Artemisia Vulgaris)
As folhas da artemísia são verdes por cima e geralmente esbranquiçadas por baixo. As folhas são muitas vezes emplumadas, com pontas pontiagudas e hastes de cor semi roxa. As flores da artemísia quase nunca são usadas na magia, são as folhas e as raízes que são valorizadas pelas bruxas. A artemísia é frequentemente queimada como incenso para fins de adivinhação, pois ajuda a induzir visões. Queimar folhas de artemísia e olhar para a fumaça é uma forma de vidência assim como beber o chá ajuda a entrar em transe para leituras de oráculos ou viagens astrais. Outra alternativa, é colocar folhas frescas de artemísia em uma bolsinha preta para usar no pescoço na hora de dormir. Faça uma invocação à Deusa Negra e coloque a bolsinha no pescoço como uma ajuda nas viagens astrais. O óleo de artemísia pode ser usado por si só para induzir um transe leve, abrir a mente psíquica ou untar velas para adivinhação e comunicação.

Capim-limão (Cymbopogon Citratus)
O capim-limão, que na verdade é um tipo de grama, veio das regiões da Ásia, África e várias ilhas tropicais. Tem um aroma cítrico, especialmente quando é fresco. Usado para ativar a segunda visão e se comunicar com espíritos de natureza mais positiva. Acalma a mente e permite entrar em estado alfa. Se estou tentando entrar em contato com um espírito específico, anotarei o nome no papel (ou o sigilo, se houver) e o colocarei sob a vela antes queimar. O capim-limão juntamente com a artemísia e o anis estrelado faz parte dos ingredientes do “óleo de fada verde” o primeiro que criei para uso pessoal. Fada Verde é um óleo que uso para trabalhos oraculares.

Damiana (Turnera Diffusa)
Damiana é um pequeno arbusto que possui folhas serrilhadas aromáticas com pequenas flores amarelas. A planta Damiana pode ser encontrada em crescimento na América do Sul, México e Texas. A única parte da planta usada é a folha, que é colhida durante o verão, quando a planta está em flor. É conhecida por induzir visões e também êxtase. No México, a Damiana é usada para dar sabor a licores. As bruxas do México usavam suas folhas para fabricar elixires de luxúria e amor. As folhas da planta Damiana podem ser fumadas ou queimadas em um bloco de carvão e inaladas antes ou como parte de um ritual para ter contato com mortos. O espirito da Damiana tem uma maneira de acalmar a mente e melhorar a segunda visão. É também um dos principais ingredientes da Unção de Hécate.

Raízes de dente de leão (Taraxacum Officinale)
Dente-de-leão é considerado erva daninha, pois é encontrado em todo o mundo, embora existam algumas variedades um pouco mais raras, que geralmente crescem nas Américas, Europa e Ásia. Os dentes-de-leão têm raízes longas, que produzem longas folhas serrilhadas que crescem perto do solo. As flores são amarelas brilhantes e como tal, elas estão relacionadas às fadas e aos rituais sabáticos da primavera. No folclore, somos ensinados a fazer um pedido enquanto assopramos as sementes da cabeça de um dente-de-leão. O chá feito com folhas pode ser bebido como auxílio no trabalho psíquico ou para ver o reino das fadas. As raízes da planta estão ligadas ao reino do submundo e, como tal, podem ser usadas no trabalho ancestral, na adivinhação e nas viagens ao submundo.

Verbasco (Verbascum thapsus L)
Verbasco é uma planta alta, com largas folhas verde-acinzentadas e um caule alto e pontudo que produz dezenas de pequenas flores amarelas. Verbasco cresce selvagem em toda a América do Norte e é frequentemente considerado uma erva daninha que pode ser vista crescendo ao longo de estradas rurais e rodovias movimentadas. Está associado aos mortos, aos cemitérios e ao submundo. É uma ótima planta para viajar ao submundo e para rituais da Lua Negra. Pode ser queimado como incenso, fumado através de um cachimbo ou transformado em uma pomada, todos com bons resultados. Verbasco tem a capacidade de despertar os espíritos dos mortos e é uma excelente opção para feitiços de necromancia e altares ancestrais.

Verbena ( Verbena Hastata)
Verbena, também conhecida como “a erva das bruxas”, produz flores de espigas altas, brancas ou roxas e um pouco delicadas. É uma planta selvagem que pode ser encontrada no paisagismo . As folhas da planta são serrilhadas e grossas, com uma coloração verde escura e uma textura áspera. Pode ser encontrada crescendo em prados e encostas úmidas, onde recebe muita luz solar. Os usos mágicos da Verbena são muitos, incluindo, mas não se limitando a; proteção, cura, amor, encantamento, quebra-feitiços, limpeza, sono e viagens astrais. A Verbena é semelhante à resina de sangue de dragão, na medida em que se diz que melhora ou expande as energias de outras ervas com as quais é misturada. É uma erva de proteção, ou mais especificamente, é usada para proteger a mente da influência de outras bruxas, o mau-olhado e ataques psíquicos. O óleo de verbena pode ser feito com folhas frescas de verbena e usado para limpar e capacitar a mente antes de qualquer trabalho psíquico. Este óleo também pode ser usado para untar velas pretas, azuis ou roxas para a Deusa Negra ou use nos rituais da lua nova.
Lucy Navarro